segunda-feira, 12 de novembro de 2007

PENSANDO E PREPARANDO O PROJETO...

Desenvolver um projeto na Escola Francisco de Assis, não é tarefa fácil, pois há uma dificuldade que não é fácil ou simples de ser selecionada; pois o espaço no qual é a sala de informática é uma sala pequena (muito pequena), os micros não estão ligados ou conectados à rede; procurei ajuda para colocar os micros em funcionamento, mas não fui bem sucedida neste propósito, mas a vontade de desenvolver o projeto e apresentar todos os recursos extraordinários que o material do software oferece, foi capaz de superar este obstáculo। A maneira de fazer com que este conteúdo chegue até meus alunos, foi “levar” os recursos até eles।
Sendo assim, o material é impresso e levado até a sala de aula, e desenvolvemos atividades a partir de textos e propostas presentes no software; os alunos que tem acesso à rede em casa são orientados, por mim, a desenvolverem atividades que necessitem dela.
Antes de apresentar as ferramentas do software aos alunos, fez-se necessário conscientizá-los sobre a importância de saber utilizar um instrumento como este e orientá-los a maneira como retirar o melhor proveito de todas as atividades desenvolvidas.
O primeiro passo tomado, depois do encontro presencial e conhecimento das ferramentas do software foi a escolha da turma e o esclarecimento do que se tratava o projeto.
A turma escolhida para o desenvolvimento do projeto interaction students foi a 8.a série B do ensino fundamental da Escola Francisco de Assis. Esta turma foi selecionada devido ao fato do número de alunos ser menor do que das outras salas da escola. Além disso, os alunos desta série produzem bem as atividades sugeridas em sala de aula e costumam seguir as orientações propostas de maneira responsável.
Durante o mês de outubro os alunos foram preparados para que pudessem fazer uso do software, para tanto, foram levados para sala de aula, textos retirados da rede no intuito de que os alunos tivessem um contato mais próximo com os textos que circulam na rede, os textos levados referiam-se ao tema HALLOWEEN, a proposta foi a leitura de tais textos (diversos) a fim de que os educandos selecionassem material necessário para desenvolver trabalho escrito sobre o HALLOWEEN. Os temas trabalhados foram: origem, comemorações, comidas típicas, símbolos e histórias; os textos serviram como base de pesquisa e para que houvesse uma melhor orientação sobre os materiais que os alunos tem acesso através da rede, mas, na maioria das vezes, não sabem como manusear ou aproveitar de maneira efetiva todo o conteúdo, desta forma, foi criado um enfoque que os ajudou a produzir uma pesquisa de maneira mais efetiva e séria.
Para o desenvolvimento do trabalho, os alunos foram divididos em grupos de cinco alunos, produziram o texto escrito, produziram cartazes e fizeram uma apresentação oral em forma de seminário sobre o tema escolhido.

Nenhum comentário: